Alimentos para o coração

Um coração em forma depende de uma alimentação saudável. Estudos comprovam que o órgão é beneficiado por alimentos ricos em fibras e gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas – que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL), um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Alimentos para o coração: como servir saúde à mesa Os alimentos ricos em gorduras saturadas e trans são altamente prejudiciais porque aumentam as chances do desenvolvimento da aterosclerose: acúmulo de placas de gordura nas artérias do coração e do cérebro, podendo levar a infarto e derrame.

"Mas não é proibido comer nada, basta saber o que faz mal e consumir de forma bastante moderada", defende dr. Raul Dias Santos, cardiologista e consultor do Centro de Medicina Preventiva Einstein.

Alimentos que devem ser consumidos com moderação


Sanduíches de fast-food

Sanduíches de fast-food: ricos em gorduras saturadas, gorduras trans, sódio (um dos componentes do sal) e carboidratos simples, que podem ser considerados açúcares. Essas substâncias causam problemas cardiovasculares.

Frituras preparadas com gordura hidrogenada

Ricas em gordura trans, em geral são preparadas em lanchonetes e redes de fast-food. Entre elas estão os quibes, coxinhas, pastéis e as batatas fritas, que são temperadas com grandes quantidades de sal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda no máximo 2 gramas de gordura trans por dia, mas uma porção média de batatas fritas de fast-food chega a ter 8 gramas . "Se as batatas forem fritas em óleo de soja, por exemplo, a fritura não aumentará o colesterol ruim, esse aumento será ocasionado pela gordura hidrogenada", explica Luci Uzelin , nutricionista do HIAE, especializada em cardiologia.

Azeite de dendê

Não deve ser a opção para cozinhar, por ser rico em gorduras saturadas. Para cozinhar, prefira óleos como os de canola, girassol e milho.

Manteiga e margarina

A manteiga tem em sua composição 80% de gordura saturada e algumas marcas possuem alto teor de sal. Já algumas margarinas vêm sendo produzidas livres de gordura trans. "As margarinas mais saudáveis são as claras e macias", indica Luci.

Embutidos

Salame, mortadela, linguiças, salsichas e presunto gordo, entre outros, apresentam grandes quantidades de gordura trans e de sal, o que tem um impacto bastante negativo sobre a pressão arterial.

Bolos industrializados

Um dos componentes de praticamente todos os produtos industrializados das padarias é a gordura trans, além da gordura saturada e do açúcar. "É preciso estar alerta pois boa parte desses produtos faz parte do dia-a-dia. Recomendo sempre observar os rótulos e verificar as quantidades de gorduras", ressalta o dr. Raul.

Biscoitos industrializados

A maioria, inclusive os do tipo cream-craker, apresenta gordura trans em sua composição. Por exemplo, uma porção de seis biscoitos cream-craker oferece quatro gramas de gordura trans, enquanto quatro biscoitos waffer oferecem quase três gramas.

Salgadinhos e petiscos industrializados

Ricos em gorduras trans, em geral são fritos e levam boa quantidade de sal e temperos industrializados. Algumas marcas estão tirando a gordura trans da composição. "Em hipótese alguma os salgadinhos devem substituir uma refeição, eles podem ser consumidos de forma moderada e pouco frequente", alerta o cardiologista.

Carnes gordas

Evite cortes gordos e o excesso de carne em churrascarias. "As carnes oferecidas em rodízios são enriquecidas com gordura para ficarem ainda mais macias", explica o cardiologista. Em casa, prefira as carnes refogadas, assadas e grelhadas.
 

Alimentos que favorecem o coração


Soja, feijão, lentilha, grão de bico

Alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. As proteínas auxiliam na redução do colesterol. "Os grãos são muito benéficos para o coração porque - além de ajudar a manter bons os níveis de colesterol - colaboram para diminuir a absorção de açúcar", explica o cardiologista.

Tomate

Rico em licopeno – substância que dá a cor avermelhada e está presente também na melancia, pimentão, beterraba e goiaba –, é um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante. É preferível o tomate em molhos, pois a concentração de licopeno é maior.

Peixes

Os de águas salgadas profundas, como sardinha, salmão, atum, anchova, truta, arenque e cavala, são ricos em ômega-3, uma gordura saudável que auxilia a reduzir o colesterol ruim (LDL). Recomenda-se consumir esses peixes pelo menos três vezes por semana. Os frutos do mar também são saudáveis para o coração, apesar de terem colesterol, o que não ocorre com os peixes.

Azeite

Possui gordura monoinsaturada, a mais saudável de todas. É fonte de vitamina E, entre outras, e apresenta minerais e compostos antioxidantes como os polifenois. O azeite é capaz de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. "Prefira consumir o azeite extravirgem, que é o mais puro e garante todos os nutrientes", lembra o dr. Raul.

Alho

Algumas pesquisas indicam que ele pode auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares, pois pode reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial. "Estudos com resultados positivos sugerem uma ingestão diária de 20g de alho cru, isso porque o calor usado para cozinhar destrói seus princípios ativos", explica Luci.

Aveia

Fonte de fibras solúveis, além de deixar por mais tempo a sensação de saciedade, ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

Banana

Outra fonte de fibras solúveis e também rica em potássio, um mineral importante para o bom funcionamento da função muscular cardíaca. Pacientes que usam diuréticos para o combate à pressão alta, em geral, são aconselhados a comer duas ou três bananas por dia, o que ajuda a repor o potássio eliminado na urina.

Castanhas

Castanha-do-brasil, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim e macadâmias são ricos em gorduras poliinsaturadas. Apresentam grandes quantidades de proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio. "A porção recomendada é de seis unidades por dia. Deve-se ter cuidado com a ingestão em excesso, pois as frutas oleaginosas possuem alto valor calórico", alerta Luci.

Vinhos

Os compostos responsáveis pelos benefícios ao coração estão na uva, o que torna o consumo do suco ou da própria fruta tão eficaz quanto o do vinho. O resveratol, substância com efeito antioxidante presente em maior concentração nas uvas vermelho-escuras, se destaca pela capacidade de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Chocolate

Prefira os escuros, em especial o tipo amargo, rico em flavonoides e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e promovem a saúde do coração. "Os mesmos benefícios não foram encontrados no chocolate ao leite nem na versão branca", esclarece Luci. O consumo deve ser moderado, porque o chocolate é calórico e também tem gorduras.

Fonte: www2.einstein.br

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As principais causas do colesterol alto são consumo excessivo de álcool, dieta rica em carboidratos e gorduras e histórico familiar de colesterol alto.⠀
Apesar de não apresentar sintomas, essa doença pode trazer consequências graves como entupimento de vasos sanguíneos e infarto, podendo levar à morte em alguns casos.⠀
O colesterol alto pode ser causado por diversos fatores, tais como:⠀
- Histórico familiar;⠀
- Alimentação rica em doces e gorduras;⠀
- Consumo excessivo de álcool;⠀
- Cirrose;⠀
- Diabetes descompensada;⠀
- Hipotiroidismo;⠀
- Hipertiroidismo;⠀
- Insuficiência renal;⠀
- Porfiria;⠀
- Uso de anabolizantes.⠀
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É importante destacar que pessoas com histórico familiar de colesterol alto devem ter especial cuidado para prevenir essa doença, pois têm maiores chances de serem afetados.⠀
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A principal consequência do colesterol alto é o aumento considerável do risco de doenças cardiovasculares, como:⠀
Aterosclerose;⠀
- Infarto;⠀
- Insuficiência cardíaca;⠀
- Pressão alta⠀
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Mexa-se no trabalho!⠀
Ficar a maior parte do dia sentada engorda, faz mal para a coluna, dificulta a circulação, dá varizes e pode complicar a saúde do coração.⠀
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A dica é levantar da cadeira a cada 40 minutos para ir até o bebedouro (evite deixar a garrafinha na mesa) e beber pelo menos 100 mililitros de água. Com isso, você dilui o sangue e reduz o risco de formação de trombos (coágulos de sangue na circulação sanguínea).⠀
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Vá ao banheiro sempre que sentir vontade. Assim, você evita segurar o xixi por muito tempo, o que aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial e estressando o sistema cardiovascular. Você também pode aproveitar para esticar as pernas e estimular a circulação:⠀
“Em pé, suba e desça o calcanhar, apoiando-se na ponta dos dedos para estimular os músculos da panturrilha e melhorar o retorno do sangue para o coração. Repita por 30 segundos em cada lado, de manhã e à tarde”, sugere a cardiologista Janieire Alves, da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Incor).⠀
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Nenhum idioma é capaz de expressar a força, a beleza e a força de uma mãe.⠀
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O Dia do Oftalmologista é comemorado anualmente em 7 de Maio.⠀
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A data homenageia o profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular. Em outras palavras, é o médico especialista na visão humana!⠀
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O coração grande, também conhecido como cardiomegalia, é uma doença grave e de difícil tratamento que atinge principalmente os idosos, mas também pode acontecer em adultos jovens ou em crianças com problemas cardíacos.⠀
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O coração grande não consegue bombear sangue com a força necessária para todo o corpo, o que provoca cansaço intenso e falta de ar. Apesar de ser uma doença grave e que pode levar à morte, a cardiomegalia pode ser tratada e tem cura principalmente quando identificada no início.⠀
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O tratamento para a cardiomegalia consiste no uso de medicamentos diuréticos e regulares de hormônios que controlam a pressão arterial e os batimentos cardíacos, melhorando o funcionamento do coração. Os remédios normalmente utilizados para tratar a cardiomegalia são Carvedilol, Metoprolol, Bisoprolol, Enalapril, Captopril, Ramipril, Espironolactona e Furosemida.⠀
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No entanto, se o uso de remédios não for suficiente, pode ser necessário fazer cirurgia para refazer a estrutura do coração ou transplante cardíaco.⠀
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Àqueles que gostam e sentem orgulho do que fazem. Feliz Dia do Trabalhador!⠀
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O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril.⠀
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Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.⠀
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A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.⠀
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Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).⠀
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A insuficiência cardíaca, também conhecida por insuficiência cardíaca congestiva, surge quando o coração tem dificuldade para bombear o sangue para o corpo, gerando sintomas como cansaço, tosse noturna e o inchaço nas pernas ao final do dia.⠀
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Geralmente, a insuficiência cardíaca é mais comum em pacientes com pressão alta pois o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue, provocando dilatação do coração ao longo dos anos.⠀
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A insuficiência cardíaca não tem cura, mas pode ser controlada com o uso regular de remédios orais e cuidados com a alimentação, além de consultas regulares no cardiologista.⠀
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Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos que ama. Feliz Páscoa!⠀
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Informamos que dia 19/04, Sexta-feira Santa, a Clínica Procárdio não abrirá.
Um feriado abençoado a todos!
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A cidade acordou agora,
Para que eu viva seu calor intensamente
Com suas luzes, cores, som, agitação e gente
Em toda beleza agitada que aflora. 
E eu te amo assim Fortaleza,
Radiante Loira Desposada do Sol e da beleza;
Fortaleza do meu coração,
Lugar dos meu sonhos e da paixão.
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Apesar do alto valor calórico, o abacate é um dos melhores alimentos para controlar o colesterol e minimizar o risco cardíaco. Aprenda a tirar proveito!
Pesquisas recentes demonstram que o abacate é uma poderosa arma contra as doenças cardiovasculares justamente por causa da sua gordura – a mesma que faz o valor energético disparar. Ela é do tipo monoinsaturado, considerado benéfico à saúde dos vasos.
Em um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, essa gordura fez a diferença para pessoas que travavam luta contra o colesterol alto, um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas. No primeiro mês da pesquisa, 24 voluntários com o problema seguiram uma dieta pobre em gorduras saturadas, daquelas que colocam as artérias em perigo e abundam em produtos industrializados. No mês seguinte, os estudiosos orientaram parte da turma a adotar um cardápio convencional, com pouca gordura monoinsaturada. O restante, sortudo, foi estimulado a caprichar no ingrediente que dá fama ao abacate e ao azeite de oliva. Ao final da análise, os exames de todos indicaram uma redução significativa nas taxas de colesterol LDL.

Saiba mais em: http://bit.ly/2GfXjXu
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O aumento da pressão sanguínea diagnosticado durante a gestação em mulheres que nunca haviam antes demonstrado o problema é classificado como doença hipertensiva específica da gestação (DHEG). Esse é um dos distúrbios mais comuns em grávidas e se apresenta de duas formas: como pré-eclâmpsia e eclâmpsia.

A pré-eclâmpsia é o aumento da pressão arterial acompanhada da eliminação de proteína pela urina. Normalmente, essa complicação começa depois da 20ª semana de gravidez. Quando não tratada adequadamente, pode culminar na própria eclâmpsia, a reta final da doença. Ela se caracteriza pela pressão muito elevada escoltada de outros sintomas mais graves, como convulsões e inchaços. Nesse estágio da DHEG, a vida da mãe e do bebê entra em risco.

É preciso ficar de olho na alimentação e no ganho de peso. A dieta, por exemplo, deve ser rica em ácido fólico, já que esse nutriente tem ação vaso dilatadora, e pobre em sal, o gatilho para o disparo da pressão. Se mesmo com esses cuidados a pressão teimar em subir, aí os remédios anti-hipertensivos costumam ser necessários.
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Um ótimo tratamento natural para a má circulação sanguínea nas pernas é evitar ficar muito tempo sentado ou de pé numa mesma posição. Além disso, manter os pés elevados, quando se está sentado ou deitado, é uma boa forma de melhorar a circulação nas pernas.

Quem trabalha muito tempo sentado tende a ficar com as pernas inchadas e tem maiores chances de desenvolvimento de varizes, especialmente atrás dos joelhos e, para evitar este problema, pode-se colocar alguns livro empilhados embaixo dos pés, para evitar o acumulo de líquido nos membros inferiores.

Leia a matéria completa em nosso site: http://bit.ly/2HZ12e6
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Pessoas que sofrem com fibrilação atrial correm mais risco de sofrer um AVC e, por conta disso, precisam tomar um medicamento anticoagulante chamado varfarina. O consumo irregular de folhas verdes pode interferir no funcionamento do medicamento, tornando-o ineficiente. Quem toma varfarina precisa consumir a mesma quantidade de folhas verdes todos os dias. Isso vale para todos os tipos de folhosas, como alface, rúcula, espinafre ou repolho.
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O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

A água permite a realização das mais diversas reações químicas necessárias para a sobrevivência. Por esse e outros fatores, ela é de extrema importância para o corpo humano.

A água é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais, pois faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo. Esse é o caso da urina, que é formada basicamente por água e substâncias tóxicas ou em excesso dissolvidas.

Destaca-se também o papel da água na regulação da temperatura do corpo. Quando o calor torna-se exagerado, inicia-se a liberação de suor, que possui água em sua composição. Ao entrar em contato com o meio, o suor evapora na superfície da pele, causando o resfriamento do corpo.

Além de participar da composição do suor, a água também forma as lágrimas, líquido essencial para o funcionamento adequado dos olhos. As lágrimas evitam o ressecamento das córneas e fazem a limpeza dessas estruturas.
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Em razão do feriado de São José (19/03), a Clínica Procárdio não funcionará amanhã.
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Aqui na Clínica Procárdio você encontra tudo que você precisa para cuidar da saúde do seu coração: profissionais especializados, exames básicos e detalhados, tratamentos específicos para cada paciente e muito mais. 
Clínica Procárdio, 📌 Rua Nogueira Acioli, 453 - 3º Andar - Centro.
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Feliz Dia da Mulher para todas que têm orgulho de sê-lo e sabem representar o gênero com garra, encanto e determinação.
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