É saudável comer frutas em jejum?

Ao serem ingeridas em jejum, as frutas não são digeridas pelo estômago, mas sim pelo intestino delgado, onde se liberam seus açúcares e são absorvidos os nutrientes.

Existem várias crenças a respeito de comer frutas antes do café da manhã. Existem aqueles que acreditam que não é saudável fazê-lo e outros que consideram que o melhor complemento que pode ser adicionado à nossa dieta diária, quando estamos em jejum, é uma fruta.

O que é melhor?

Sem dúvida alguma, a fruta é perfeita para começar o dia, um dos motivos é que o nosso sistema digestivo não precisa de uma grande quantidade de energia para processá-la e, além disso, ela oferece diferentes benefícios para o funcionamento do organismo diariamente.

Assim, as frutas são consideradas como o único alimento capaz de fazer com que o cérebro trabalhe com mais rapidez, oferecendo equilíbrio com as demais partes do corpo.

Por outro lado, na composição de diversas frutas encontramos os elementos mais importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. O maior elemento em sua composição é a frutose, composta por aproximadamente 95% de água. E, quando falamos em tanta água na composição de uma fruta, estamos falando de um “alimento” capaz de limpar o organismo e beneficiá-lo.

Há um jeito certo de comer frutas?

O problema no consumo de frutas é que a maioria das pessoas desconhece a maneira adequada de fazê-lo. Neste caso, o que deve ser feito é consumir as frutas quando estamos em jejum ou quanto nosso estômago está vazio.

Por que consumir frutas quanto estamos em jejum ou com o estômago vazio?

Este é o modo mais eficaz de consumir frutas, visto que no princípio da digestão elas não são digeridas pelo estômago, mas sim pelo intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago e são direcionadas para o intestino, lugar onde liberam seus açúcares.

Porém, se junto às frutas tivéssemos consumido amidos, batata, carne, elas não realizariam o processo de chegar até o intestino, que é onde desempenham sua melhor função e são fermentadas.

Se eu como frutas e me sinto mal, qual é o motivo?

Se você come alguma fruta e depois sente um sabor desagradável na boca, ou sente incômodo no estômago, sentindo-o pesado, é porque, sem dúvidas, não comeu a fruta da maneira mais adequada e seu estômago não estava vazio. 

Outros contextos

Se, entre sua rotina, você costuma consumir suco de caixinha, enlatado, em recipientes de vidro etc. em jejum, é recomendável que evite, pois o fato do suco estar nestes recipientes indica que, provavelmente, ele foi aquecido em seu processo de produção, o que faz com que sua estrutura original se torne ácida e, por sua vez, são adicionados conservantes.

Falando de benefícios

Consumir frutas de manhã não apenas tornará sua alimentação mais leve, mas também consumirá suas importantes propriedades naturais, que atuarão da seguinte maneira:

- Ajudarão o organismo a nos proteger de doenças cardíacas;

- Fortalecerão os vasos capilares, principalmente aqueles mais frágeis, que constantemente provocam ataques cardíacos ou sangramentos internos;

- Por seu teor em bio-flavonoides, evitarão que o sangue se torne espesso e obstrua as artérias. 

Como tornar minha dieta eficaz consumindo frutas?

Se você é uma daquelas pessoas que costumam sair da cama e comer o máximo que puder, sem abrir mão dos pães, manteiga e café em sua mesa, sem dúvida você estará começando o dia muito mal, visto que estará colocando em seu estômago elementos que durarão um dia inteiro para serem digeridos. Por isso, o que deve ser feito é pensar em alimentos de fácil absorção e capazes de limpar seu corpo, tais como são as frutas.

Se possível, consuma apenas frutas e sucos frescos quando se levantar, e mantenha este tipo de alimento até a hora do almoço. Mantendo este consumo por mais tempo o corpo terá a oportunidade de eliminar toxinas ao longo do dia e de maneira mais rápida.
 
Outras recomendações

Ao consumir frutas e sucos pela manhã, tente não consumi-los muito gelados, pois isto faz com que seus componentes se solidifiquem, tornando a digestão mais lenta.

Depois de cada refeição, comece a implementar um chá quente ou, se preferir, um pouco de água quente. Isso fará com que as gorduras se tornem mais “leves”, o que tornará sua eliminação mais rápida e facilitará a digestão.

Fonte: melhorcomsaude.com

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